Estamos em um período de transição planetária, tendo que desenvolver processos profundos de transformação mental, emocional e comportamental. Novos paradigmas serão necessários, não caberão mais os padrões conceituais antigos.
Surgem demandas e reestruturações na família, no trabalho e nas relações interpessoais que exigem novas rotinas e hábitos na vida pessoal e profissional. Fatores coletivos como as crises econômicas, políticas, sociais e morais, bem como diversos fatores individuais têm dificultado de forma significativa a manutenção da saúde mental no Brasil e no mundo.
Essas questões foram intensificadas pela pandemia e pela Quarta Revolução Industrial com a convergência da evolução das Tecnologias Digitais, Físicas e Biológicas. Todo esse cenário tem exigido que as pessoas saiam da zona de conforto e desenvolvam resiliência para a sobrevivência e a manutenção da vida.
A nossa reinvenção como seres humanos dentro destes novos contextos é inevitável. Todos os processos de transformação se iniciam com a reconfiguração do seu sistema de crenças e de pensamentos, bem como, de suas estruturas emocionais, biológicas e comportamentais. Elas, em conjunto, são a origem de cada realidade manifestada na vida.
Como empresas, profissionais, sociedades e seres humanos pensam, sentem e agem? O que está por trás do sistema psicológico, de cada estrutura de crenças, pensamentos, emoções, sentimentos, ações, decisões e resultados manifestados? Por que você faz o que faz, e não faz o que não faz?
É essencial a preparação de pessoas, dos times corporativos e das gerações futuras para atuarem nas Empresas com resiliência e competência socioemocional.
Deve-se preparar as pessoas e equipes para conquistarem níveis elevados de autoconhecimento e de autoconsciência, com capacidade de autonomia, de autoexpressão e de habilidades para efetivar a gestão mental e emocional.
Pessoas treinadas de forma integral e sistêmica, com foco em resolução de problemas, de conflitos e de todas as demandas e desafios a serem enfrentados nas próximas décadas são o caminho para o sucesso.
Criar novos paradigmas, crenças e valores, mudanças na “posição geográfica interior” de cada pessoa, saindo do “módulo vítima”, que busca um salvador no mundo externo, para despertar o “módulo aprendiz autorresponsável, forte, resolutivo e propositivo”, que tem a coragem e compreende que é parte da solução e não do problema.
A Geração Conecta nasce deste chamado para uma profunda transformação sistêmica planetária.
O conjunto de pessoas melhores, mais felizes, mais saudáveis e mais equilibradas na vida pessoal e profissional é o que efetivamente trará uma transformação para a humanidade e para o futuro do Planeta.
Como diz a educadora e escritora Arleen Lorrance: “Seja a mudança que você quer ver acontecer!”
Pessoas melhores, mundo melhor! Chegou o seu momento, vem com a gente!